A tradicional Festa das Nações de Piracicaba chega à 30ª edição com muita cultura e diversão. O evento acontecerá de 15 a 19 de maio, no Engenho Central, com patrocínio da OJI PAPÉIS ESPECIAIS e de outras grandes empresas da região. Neste ano vão participar 21 entidades assistenciais locais, oferecendo ao visitante gastronomia típica de diversos países e regiões brasileiras.
De acordo com o analista de Sustentabilidade da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, José Sérgio de Favari, o objetivo da festa é a permitir à população conhecer culturas diferentes através de sua gastronomia e com a finalidade de captar recursos para organizações não governamentais do município. “A Festa das Nações coloca a cidade no roteiro cultural e gastronômico do país, tendo em vista que esta festa é conhecida internacionalmente. O apoio e incentivo à cultura e ao mesmo tempo contribuir para a sustentabilidade das organizações sociais são políticas da OJI PAPÉIS ESPECIAIS”, afirma De Favari.
A ONG Avistar e o Instituto Formar também terão suas barracas patrocinadas pela OJI e vão representar, respectivamente, o Japão e o Brasil-Sudeste. A renda arrecadada será usada para manter os projetos sociais das entidades durante alguns meses. A organização do evento espera receber neste ano entre 90 mil e 100 mil visitantes.
De acordo com o assessor de Gabinete da Secretaria de Governo, Kleyton H. Rohden, a montagem das estruturas está praticamente terminada. “Agora inicia-se a fase onde as entidades beneficentes começam a entrar com seus equipamentos para que o restaurante funcione”, ressalta.
A programação é diversificada com danças folclóricas das nações representadas na festa, shows com artistas regionais e locais e apresentações de artes marciais com o grupo coreano de São Paulo. As apresentações serão feitas em três palcos distribuídos pelo evento. A novidade deste ano é uma nova nação sendo representada, a Nova Zelândia, pelo FUNJAPE (Fundação Jaime Pereira de Piracicaba).
OJI PAPÉIS ESPECIAIS – Com capacidade produtiva de 120 mil toneladas de papel por ano, é líder nacional e latino-americana do setor de Papéis Especiais, (Térmicos e Autocopiativos) e pioneira na fabricação de Papel Revestido on machine. O Grupo Oji Paper, fundado em 1873 no Japão, atualmente conta com mais de 26 mil profissionais e atua em quatro continentes com mais de 300 subsidiárias e unidades fabris. Em setembro de 2011 o grupo japonês assumiu o controle da fábrica de papéis especiais de Piracicaba, iniciando suas operações no setor de papel no Brasil. A OJI PAPÉIS ESPECIAIS tem como princípios a proteção ao Meio Ambiente, a promoção da Cultura, a Geração de Trabalho e Renda e o incentivo ao Esporte.